A experiência de Michelson e Morley

08-03-2011 13:09

 

                 Em 1887, Albert Michelson e Edward Morley realizaram uma experiência que teve especial interesse para Albert Einstein, uma vez que, com os dados recolhidos foi possível reformular os conceitos de espaço e tempo. A experiencia realizou-se com grande rigor nas medições e no método utilizado.

                A experiencia consiste em emitir um raio de luz em “e” na direcção de “a” que é parcialmente reflectido na direcção de “b” e ao mesmo tempo parcialmente transmitido na direcção de “c”. Logo após os raios serem reflectidos em “b” e “d” eles atingem de novo o espelho semi-reflector “a”, e um raio é parcialmente reflectido e o outro raio é parcialmente transmitido ao receptor “c”.

                Ao percorrerem o mesmo percurso entre o espelho semi-reflector e o detector os raios interferem um com o outro, o que resulta no detector riscas características dos fenómenos ondulatórios, uma vez que o feixe de luz consiste numa onda electromagnética confinada a uma estreita região do espaço.

                Se o Interferómetro estiver em repouso e as distancias entre o espelho semi-reflector e os espelhos colocados a 90 graus for rigorosamente igual, os raios atingem em simultâneo o detector, ou seja, em fase, o tempo que demoraram a fazer o percurso foi igual.

                Caso esta situação não se venha a concretizar e o tempo necessário para cada um dos raios seja diferente até atingir o detector, ele irá registar um desfasamento que, consequentemente, provoca um deslocamento da posição das riscas de interferência. Resultado que se altera no sentido contrário ao da posição das riscas de interferência, caso se altere o percurso dos raios, isto é, se o mais longo passar a ser o mais curto.