A corrente alterna de Nikola Tesla

28-04-2011 23:45

  Jorge Marcelino

 

         As indústrias, os nossos lares e as ruas são iluminadas por electricidade que nos é fornecida através de corrente alterna. Alterna quer significar que esta corrente oscila de um lado e de outro de um ponto zero, o qual é definido pelo potencial da Terra (terra).

        Esta corrente foi descoberta por Nikola Tesla, enquanto engenheiro nas empresas de Tomas Edison. Após várias tentavas de fazer aceitar sua ideia a Edison, Tesla demitiu-se após acusar o seu patronato de o ter burlado em 50 000 dólares. Fazendo vários trabalhos na construção civil para angariar fundos, Tesla acabou por desenvolver o seu gerador de corrente alterna, para convencer investidores levou a cabo varias demonstrações. O empresário Georges Westinghouse acaba por tornar-se seu parceiro de negócios, em conjunto começam a comercializar o sistema, desencadeando a chamada guerra das correntes, na década de 80 do século XIX.

         Tomas Edison não querendo abdicar dos seus “royalties” da distribuição eléctrica, uma vez que o seu sistema de corrente contínua era o modelo estandardizado no Estados Unidos desde princípio de 1880, tentou convencer o grande público que a corrente alterna era mortal, realizando demonstrações ao matar animais em público e criando, mesmo sendo contra a pena de morte, a primeira cadeira eléctrica, a fim de demonstrar que a corrente alterna era perigosa para o ser humano. A consagração de Tesla alcançou o seu auge na inauguração da central eléctrica das cataratas de Niágara.

         Ao contrário da corrente contínua, no qual os electrões circulam num único sentido, os electrões da corrente alterna oscilam em função das variações de potencial (intensidade) o que permite minimizar a perdas durante a sua transmissão, ou seja, eleva-se a tensão com a ajuda de transformadores até se atingir tensões muito superiores às da produção ou utilização doméstica. A outra vantagem desta corrente e o facto de em alta tensão poder ser transmitida, sem perdas, a longa distancia. Ao baixar sua voltagem obtém-se corrente contínua em alternativa.

        A corrente alterna ou corrente polifásica é produzida através de um gerador de indução electromagnética ou campo magnético rotativo. O gerador e composto por um rotor e um estator. Para simplificar, um mecanismo faz girar uma bobina (rotor) entre dois ímanes (estator) qual gera uma corrente na bobina. Este corrente inverte-se a cada meia-volta da bobina, resultando numa corrente constante se a rotação for mantida. O gerador mais simples é a dínamo de uma bicicleta.

        Os geradores que produzem electricidade para alimentar os nossos lares são compostos por uns electroímanes (bobinagem com núcleo de ferro), quais substituem os ímanes permanentes “indutores” no qual fazemos percorrer uma corrente excitadora cuja intensidade é controlada por um dispositivo regulador. Assim a modulação obtida através do campo magnético permite de ajustar atenção obtida pela bobina. A electricidade produzida é distribuída pelo colector (pólos em forma de anéis que roda juntamente com a bobina) com a ajuda de escovas (pequenas peça de carbono que são os pólos do alternador).  

 

           

Alternador actual                                                                         Alternador de Tesla