A Vida, o Espírito e a Matéria.

10-12-2010 17:10

  O primeiro artigo deixa no ar afirmações de um Prémio Nobel da Física retirados de uma das suas obras, onde a lucidez dos seus pensamentos remetem para uma compreensão de nós mesmos, deixando de lado o senso-comum.

 

    - A estrutura da matéria não pode ser reduzida às leis físicas conhecidas. A razão é devida ao facto de cada átomo na edificação do organismo é diferente de tudo o que é estudado num laboratório de física. (Erwin Schrödinger)  

    - O funcionamento das células nervosas e do cérebro é uma forma especial de mecanismo. Nele o indivíduo responde a situações alternativas com um comportamento igualmente alternativo, através de um mecanismo de adaptação a um ambiente mutável. É o mais elaborado e engenhoso de todos os mecanismos, onde quer que se manifeste, adquire com rapidez um papel dominante. (Erwin Schrödinger)

    - A consciência é o tutor que regula a educação da matéria viva, mas ao mesmo tempo deixa que o discípulo por si próprio, realize todas as tarefas para que está bastante treinado. (Erwin Schrödinger)

    - A nossa vida consciente é na verdade uma luta constante contra o nosso ego primitivo. (Erwin Schrödinger)

    - Desenvolvemo-nos e marchamos na vanguarda das gerações, cada dia das nossas vidas representa uma pequena parcela na evolução da nossa espécie, que se encontra ainda em plena actividade. (Erwin Schrödinger)

    - Para um solitário, o egoísmo funciona como uma virtude que tende a preservar e a melhorar a espécie, mas em qualquer tipo de comunidade transforma-se num vício destruidor. (Erwin Schrödinger)

As seguintes considerações revelam-se inquietantes...

    - Dizem-nos que o Universo da energia está a enfraquecer. Ele tende de forma natural para um equilíbrio que será fatal. Um equilíbrio no qual a vida não poderá existir. Contudo, a vida encontra-se em evolução constante e incessante. O nosso planeta na sua rotação, envolveu-a. E com ela evoluciona o nosso espírito.

                Se o espírito não é um sistema de energia, como será afectado pelo enfraquecimento da energia universal?

                Poderá ele prosseguir incólume?

      -Tanto quanto sabemos, o espírito finito está intimamente ligado a um sistema de energia móvel.

                Quando esse sistema de energia deixa de se mover, que acontecerá ao espírito que com ele se move?

                O Universo que elaborou e continuará a a elaborar esse mesmo espírito finito, irá deixa-lo perecer?

               

                (Sir Charles Sherrington) in "Vida, Espírito e Matéria" Erwin Schrödinger