"O génio que antecipou a idade da energia"

07-04-2011 18:39

  Jorge Marcelino

   

 

     Quem era Nikola Tesla? Este nome não lhe diz nada, a não ser o nome da unidade em uso no sistema internacional de medidas, SI, cujo nome do cientista é utilizado para definir o valor da indução magnética. Mas Tesla é mais do que isso, é considerado o pai da era moderna. Sem as suas descobertas, a nossa sociedade não teria evoluído de forma tão rápida nestes últimos cem anos.

    A mais conhecida de todos foi, sem dúvida, a do gerador a campo magnético rotativo (alternador) que produz a corrente polifásica ou mais conhecida por corrente trifásica, que acaba por substituir, no princípio do ano de 1880, o sistema de corrente continua que Tomas Edison tinha acabado de criar a rede eléctrica que alimenta a Nova Iorque.

    Nikola Tesla demonstrou que o seu sistema era muito mais eficiente, permitiu o melhoramento da rede eléctrica tal como a conhecemos hoje, mudou os meios da produção industrial bem como o uso doméstico, através da utilização dos motores de indução magnética.

    Tesla era um visionário, muito adiantado para o seu tempo. O seu período mais fecundo foi no fim do século XIX com a inauguração da central hidroeléctrica polifásica nas cataratas do Niágara. Ele tinha a cabeça cheia de ideia e no fim do século XIX começa investigações no domínio das vibrações eléctricas e mecânicas de “alta frequência”, criou osciladores mecânicos que ao vibrar milhar de vez por segundo eram capazes de desintegrar o aço. Seus osciladores eléctricos, livres da inércia mecânica, oscilavam ainda mais depressa. Durante os anos de 1890 estas correntes de alta frequência eram chamadas de corrente de Tesla. Com o anúncio de Heinrich Hertz da descoberta das ondas de rádio, a comunicação sem fio entra no reino das possibilidades.

    Graças a seus conhecimentos sobre as correntes de alta frequência, Nikola Tesla conseguiu avanços importantes na pesquisa sobre raio-X, a diatérmica (estudo do calor nos matérias), as luzes de descarga (relâmpagos), a robótica e a rádio. Suas pesquisas atingiram seu apogeu no ano de 1899, na demonstração de um barco com controlo remoto, num lago de Chicago e com a construção de um gigantesco transmissor sem fio experimental no estado do Colorado. Também descobriu que com uma ficha de terra, poder-se retirar energia do solo em qualquer lugar do planeta. Se o projecto tivesse recebido uma aplicação prática, qualquer pessoa em qualquer lugar, por uma módica quantia de dinheiro, ao instalar uma antena em qualquer de edifício teria ao seu dispor energia de forma permanente sem ter que usar fios ou cabos eléctricos, dai a inutilidade dos cartéis da energia. 

    Infelizmente, as suas teorias pouco ortodoxas sobre a transmissão sem fio e com a sua obstinação em querer transmitir energia sem fio, como também mensagens, fez com que suas pesquisas neste domínio não fossem oficialmente reconhecidas pelo governo dos Estados-Unidos. Quando faleceu em 1943 grande parte de suas pesquisas foram selados pelo governo americano.

    Eis alguns de suas descobertas ou invenções

        - Rede eléctrica AC

        - Transmissão de sinal sem fio, conhecida agora por rede Sem Fios (Wireless), radar

        - Correntes de alta frequência, geradores e bobinas

        - Controlo remoto

        - Scanner hospitalar

        - Nano tecnologia

        E muito mais ainda……