O Menino Jesus

11-12-2010 01:45

 

O Menino Jesus regressa. ENSO, Oscilação Sul do El Niño designação atribuída pelos cientistas à fase quente de uma oscilação da corrente oceânica do Pacifico, capaz de semear o caos no clima mundial.

Estamos em época natalícia e o El Niño (que significa Menino Jesus, na sua forma espanhola), baptizado pelos pescadores peruanos, tem por mau augúrio dizimar as pescarias das águas frias do Pacifico, pondo em risco um sector muito produtivo. Aparece por volta do Natal mas não é nenhuma novidade. Atribui-se a este fenómeno o colapso da civilização Moche, secas severas no deserto costeiro do Peru e crê-se que poderá ter tido influencia no afundamento do Titanic, pois uma serie de tempestades invulgares relacionadas com o ENSO empurrou icebergs muito mais para sul que o normal, colocando-os na rota do famoso navio, precisamente no momento em que o capitão Smith deu ordens para que o navio avançasse a toda a velocidade.

O rápido aumento da temperatura média do nosso planeta continua a aquecer o Pacifico Ocidental onde, sob determinadas condições, nascem os El Niños. Em contraste, o Pacifico Oriental, onde as águas são ascendentes e passaram inúmeras décadas sem entrar em contacto com a atmosfera progressivamente mais quente, mantêm-se frias. Alguns cientistas climatológicos da NASA defendem que este diferencial de temperatura alimenta a gestação de “super El Niños” capazes de semear o caos por todo o planeta.