E assim se detecta radiação prejudicial.

06-01-2011 20:22

 

                O aparelho de detecção de radiação ou contador Geiger-Muller, chegou aos ouvidos do grande público quando por vezes em filmes ou séries televisivas se vê as personagens com um aparelho que mede a quantidade de radiação existente em determinados locais. Na realidade eles possuem o contador Geiger-Muller, uma câmara de ionização constituída por um par de eléctrodos.

                No seu interior é colocado um eléctrodo negativo ligado à massa que assume a forma de um cilindro de alumínio com 1/10 mm de espessura.No eixo do cilindro é colocado cuidadosamente um fio central isolado constituindo assim o eléctrodo positivo.

                Aplica-se ao eléctrodo positivo uma diferença de potencial de aproximadamente 1000 volts.

                Ao passar o contador Geiger-Muller por uma zona onde haja partículas ionizadas, ou seja, electricamente carregadas, elas penetram no contador. A câmara contem um gás, que na presença de partículas ionizadas forma pares de iões (electrão negativo e ião positivo) que se irão movimentar no campo eléctrico gerado pelos dois eléctrodos. Junto ao fio central os electrões são acelerados e podem gerar energia suficiente para formar novas ionizações.

                Num curto espaço de tempo o eléctrodo central colecta uma determinada carga que gera uma súbita variação do potencial e consequentes impulsos. Ao amplificar estes impulsos é possível registar-se, mediante um sistema de numeração, o número de partículas que atravessa o contador, identificando-se deste modo as zonas onde existe mais partículas ionizadas.