O inicio do século XX

21-01-2011 15:30

 

                O inicio do século XX revelou-se extremamente rico em hipóteses felizes em Física:

                    - Relatividade

                    - Quanta

                    - Mecânica ondulatória

                Orientaram a Física para novos horizontes. O Homem ficou na posse de uma nova fonte de energia ilimitada, graças a estas teorias abstractas: a energia atómica.

                Os Físicos começaram a entender a forma como o átomo se divide depois de realizarem experiencias de descargas eléctricas em gases. O atomismo passou a ser alvo de mais experiencias que o enriqueceram com novos elementos. A matemática, as inovações da técnica e o aumento cada vez maior de energia disponível, deram um enorme contributo no sentido de alavancar a desmaterialização da energia de forma contínua até aos nossos dias.

                Cada etapa revelava uma nova partícula, a partir do estudo de raios catódicos foi possível detectar o electrão, a exploração do núcleo surgiu a quando das transmutações, derivando após isso à descoberta dos constituintes nucleares, o protão (partícula positiva) e o neutrão (partícula neutra).

                A mecânica clássica, está de tal forma enraizada de modo intuitivo na nossa estrutura mental de física, que se torna difícil quando nos debruçamos sobre os sistemas atómicos e nos deparamos com uma realidade completamente diferente da mecânica macroscópica a que estamos familiarizados.

                O conceito de trajectória a que estamos habituados em física clássica de nada nos serve quando tentamos descrever o movimento do electrão em torno do seu núcleo. Deparamo-nos com uma mecânica insustentável e com um comportamento da matéria de tal modo bizarro que nos foge à intuição. Para compreender de modo profundo toda esta nova realidade microscópica, que nos serve de base para entendermos a formação do Universo, é necessário entendermos a sua linguagem, a matemática.

                Fazendo face às dificuldades, meia dúzia de geniais cientistas encararam o problema de uma forma verdadeiramente notável, propuseram novos conceitos, alguns abstractos ao ponto de serem mesmo incompreensíveis, mas que matematicamente eram capazes de descrever os factos observados nas experiencias, dando uma conclusão coerente com as teorias físicas.

                Agora, ao escrever a história desses geniais cientistas, existem dois aspectos que se destacam em todo o processo de génese da física quântica e que merecem ser referenciados neste artigo:

    1.       Os aspectos essenciais do desenvolvimento da mecânica clássica, ocorreram com uma anormal rapidez, em 1913 a descoberta das orbitas quânticas por Niels Bohr, e em 1926 conclui-se o capitulo da mecânica quântica por Louis de Broglie, Niels Bohr, Wolfgang Pauli, Werner Heisenberg, Erwin Schrodinger e Paul Dirac.

 

    2.       Todos os seus intervenientes eram bastante novos, ao contrário do que se possa imaginar: 

                 Niels Bohr, 26 anos – Doutorado na Universidade de Copenhaga

                 Wolfgang Pauli, 26 anos – A quem se deve o “Principio da Exclusão”

                 Werner Heisenberg, 25 anos – A quem se deve o “Principio da Incerteza”

                 Louis de Broglie, 34 anos – Nobel em 1929

                 Erwin Schrodinger, 39 anos – A quem se deve a Equação de Schrodinger

                 Paul Dirac, 24 anos – A quem se deve o resumo da Mecânica Quântica num único formalismo matemático.